top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcomat Brasil

Utilização de Agregados Reciclados para Fabricação de Pavimentos em Piso Intertravado

2° Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis


A geração de residuos de construção civil na cidade de Fortaleza, Ceará-Brasil é de aproximadamente 300ton/ano o que causa impactos ambientais e principalmente contaminação do solo devido o descarte inadequado.


O projeto de pesquisa tem a parceria da RECICLO uma das empresas que faz o processamento dos resíduos sólidos de construção civil gerados na cidade e que é fornecedora do material para ensaios nesse trabalho. O objetivo principal da investigação foi susbtituir o agregado natural utilizado na produção de componentes da construção civil pelo material reciclado, utilizado como referencial a Norma Brasileira NBR 9781(2013) para peças de concreto pavimentação, com intuito de verificar o comportamento da resistência mecânica a compressão do compósito, e algumas características do piso intertravado em relação ao tradicional.


O estudo demonstra por meio dos resultados a viabilidade técnica de utilização do agregado de demolição na produção de pisos intertravados, podendo ser empregado em passeios e calçadas, e contribuir como alternativa para eliminar o descarte irregular desses resíduos em áreas urbanas.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page